Início Estudo Técnico Preliminar ETP X TR: Você sabe qual é a diferença entre eles?

ETP X TR: Você sabe qual é a diferença entre eles?

0
4575
ETP X TR: Você sabe qual é a diferença entre eles?

ETP X TR: Você sabe qual é a diferença entre eles?

No âmbito de processos e de planejamento e execução de projetos, dois documentos fundamentais frequentemente empregados para direcionar e orientar as atividades: O Estudo Técnico Preliminar (ETP) e o Termo de Referência (TR). 

Ambos são responsáveis por desempenharem papéis essenciais, embora distintos, na definição e delimitação de parâmetros essenciais para o desenvolvimento de iniciativas bem-sucedidas. Nesta perspectiva, é imperativo compreender as diferenças entre o Estudo Técnico Preliminar e o Termo de Referência, uma vez que cada um desempenha funções específicas no processo de planejamento, contribuindo para a eficiência e eficácia na consecução de metas e objetivos preestabelecidos. 

Quer saber qual a diferença entre o ETP X TR? Continue lendo e saiba mais!

Conheça a diferença entre o ETP e o TR

O processo de aquisição/contratação aberto com o chamado Documento de Formalização da Demanda (DFD), que é uma das funcionalidades do sistemas de Planejamento e Gerenciamento de Contratação (PGC), e identifica as necessidades da administração pública e traz uma motivação sucinta para a eventual futura aquisição/contratação. Você deve elaborar esse documento pela Unidade Demandante no exercício que antecede a futura aquisição/contratação. 

Quanto ao seu conteúdo, o artigo 21 da IN n° 05/2017/SEGES elenca alguns elementos contemplados no DFD. A IN n° 05/2017/SEGES, embora tenha sido editada à luz da Lei n° 8.666/93, foi expressamente “recepcionada” pela União no novo regime licitatório, através da Instrução Normativa SEGES/ME N° 98/2022, que autorizou em seu artigo 1° “a aplicação da Instrução Normativa n° 5 de 26 de maio de 2017, que dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no Âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, no que couber, para a realização dos processos de licitação e de contratação direta de serviços de que dispõe a Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021. 

Leia também:  ETP: Conheça o Estudo Técnico Preliminar

A partir do DFD, elabora-se o ETP, o qual será materializado no sistema do Governo Federal ETP Digital. Esse documento, como se sabe, tem por finalidade caracterizar o interesse público envolvido e identificar a melhor solução para a necessidade administrativa. O ETP foi expressamente conceituado pela Nova Lei de Licitações e atualmente regulamentado pela IN n° 58/2022/SEGES. Após a elaboração do ETP e da consequente escolha da solução mais adequada ao atendimento da necessidade administrativa, faz-se necessária a elaboração do TR, que tem por finalidade detalhar o objeto e os aspectos mais relevantes para atender a demanda pretendida. 

O TR não se confunde com o ETP 

O TR não se confunde com o ETP justamente porque aprofunda as especificações da solução escolhida quando da elaboração do ETP. Trata-se de uma fase distinta, necessariamente posterior, em que você deve abordar outros elementos, indo além do ETP. É importante reforçar que o TR não é um ETP resumido. São documentos que se complementam e o preenchimento de ambos deve ser com foco na solução da demanda a ser atendida. 

Estudo Técnico Preliminar (ETP)

  • Serve para verificação e análise da viabilidade da contratação;
  • Primeira fase de planejamento. 

Termo de referência (TR)

  • Instrumento que promove a caracterização do objeto que se pretende contratar;
  • Fase posterior à elaboração do ETP. 

Dessa maneira, percebe-se que o TR irá descrever o objeto da contratação e as necessidades do órgão, especificando, por exemplo, a qualidade e as quantidades que devem ser contratadas. 

Conheça a LFC

A LFC é uma empresa de representação de vendas em soluções de TI com mais de 15 anos de mercado, especializada em atender às necessidades do setor público. Trabalhamos com um time de profissionais em tecnologia que está sempre à disposição para colaborar com os Estudos Técnicos Preliminares para qualquer tipo de aquisição de TIC. Além disso, auxiliamos em todas as etapas do projeto sem nenhum tipo de custo. 

Leia também:  Como fazer um estudo técnico preliminar?

Clique aqui e entre agora mesmo em contato com um de nossos especialistas.

Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/numat/files/2023/02/Elaboracao-do-ETP-e-TR-Lei-14133-final-1.pdf