Início Projetos de Tecnologia Para o Setor Público! Ambiente Digital e a Nova Lei de Licitações

Ambiente Digital e a Nova Lei de Licitações

0
267

A antiga lei das licitações, Lei nº 8.666, aprovada em 1993, não previa a utilização de meios eletrônicos ou práticas modernas que ajudassem a agilizar o processo licitatório. Por causa disto, uma das principais demandas relacionadas à nova legislação é a possibilidade de utilização do ambiente digital para simplificar os procedimentos de contratação.

As principais mudanças do novo texto são:

– Atos preferencialmente digitais.

O artigo 12 da Lei indica algumas normas que devem ser observadas durante o processo licitatório, entre elas a de que os atos serão preferencialmente digitais, de forma a permitir que sejam produzidos, comunicados, armazenados e validados por meio eletrônico.

– Contratação eletrônica.

O artigo 17 determina a sequência das fases do processo de licitação e indica a utilização do ambiente digital como prioritário:

§ 2º As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.”

§ 4º Nos procedimentos realizados por meio eletrônico, a Administração poderá determinar, como condição de validade e eficácia, que os licitantes pratiquem seus atos em formato eletrônico.”

Além disso, não há nenhuma condição específica com relação à licitação presencial, somente a determinação de que a sessão pública de apresentação de propostas deverá ser gravada em áudio e vídeo.

Após o encerramento, a gravação deverá ser juntada aos autos do processo licitatório.

– Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)

O Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) está previsto no artigo 174 da nova lei e é definido como um sítio  eletrônico oficial destinado à:

– Divulgação centralizada e obrigatória dos atos exigidos pela lei;

– Realização facultativa das contratações pelos órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todos os entes federativos.

Leia também:  Um município pode pegar carona em Ata de Registro de Preços formalizada por outro?

O PNCP será gerido pelo Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas e conterá informações como:

– Planos de contratação anuais;

– Catálogos eletrônicos de padronização;

– Editais de credenciamento e de pré-qualificação, avisos de contratação direta e editais de licitação, incluindo seus respectivos anexos;

– Atas de registro de preços;

– Contratos e termos aditivos;

– Notas fiscais eletrônicas.

– Assinatura digital.

Nos colocamos à disposição para colaboração no estudo técnico para suas aquisições, entre em contato com nossa equipe Aqui