As tecnologias já fazem parte da maioria das atividades do nosso dia a dia.
Com isso, sua presença no setor público se tornou mais que uma questão de otimização de processos, é uma necessidade.
Os avanços tecnológicos representam uma ferramenta crucial para o funcionamento dos serviços oferecidos à população.
Esta ferramenta também é responsável por promover o fornecimento, também gera mudanças estruturais nos órgãos de gestão pública.
O papel da tecnologia é melhorar o que já existe, otimizando processos. Isso significa, por exemplo, reduzir custos ou a mão de obra utilizada em uma atividade para poder investir esses recursos em outra.
Podemos destacar que a tecnologia desempenha um papel fundamental nos seguintes pontos do setor público:
Integração de secretarias;
Comunicação e tramitação de documentos;
Armazenamento mais ágil, barato e seguro das informações;
Melhoria de processos;
Transparência com a população.
Com a transformação digital, a gestão pública percebeu que é preciso identificar as demandas de cada região e aplicar soluções personalizadas.
Um ponto importante é que a inovação no setor público não deve ser comparada com a do setor privado, pois são setores com lógicas diferentes. No setor privado, a inovação é impulsionada pela competição entre as empresas. Elas precisam diferenciar seus produtos e serviços para conquistar mais clientes, superar a concorrência e, no fim, aumentar o lucro.
Já o setor público não é movido pelo lucro. Suas motivações estão relacionadas com a melhoria das condições sociais, redução das desigualdades, preservação do meio ambiente, enfim, com problemas e desafios coletivos, dos mais simples aos mais complexos.
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