Início Adesão/Carona Licitação: as vantagens da carona

Licitação: as vantagens da carona

0
384

Licitação: as vantagens da carona

Conheça as vantagens da carona em licitações públicas e reduza seus custos

 
Desde sempre se falou que tempo é dinheiro. Hoje em dia, então, essa máxima está ainda mais forte. Com a vida corrida, a necessidade de respostas rápidas e os efeitos da tecnologia, quanto mais ágil for o processo para resolver uma situação e oferecer um serviço, menores são os impactos negativos em quem depende daquilo para melhorar a sua vida.

Na esfera pública, que precisa de licitação para contratar serviços, a situação é igual. Com demandas urgentes e necessidades para serem atendidas o tempo todo, a espera até uma licitação acontecer sem problemas pode ter conseqüências complicadas. Esta, portanto, é uma das vantagens de se pegar carona no Sistema de Registro de Preços (SRP).
 
O edital do SRP tem o objetivo de buscar os melhores preços do mercado para ficar registrado por um período que pode variar entre seis e 12 meses. Esse edital não pode ser prorrogado. Nesse intervalo de tempo, se uma compra precisar ser realizada e aquele edital se adequar, não é preciso abrir uma nova licitação. O comprador pode usar aquele levantamento de preços para saber qual é o fornecedor mais barato que atende as suas necessidades.
 
O tempo ganho nesse procedimento pode ser realmente grande quando se trata de licitações que têm problemas ou participantes que questionam e entram na justiça. Com a carona no SRP, o comprador evita aqueles processos licitatórios que se arrastam por meses e atrasam a solução de problemas que, em muitos casos, não podem esperar tanto para serem resolvidos.
 
Outra vantagem de usar o edital do SRP é o custo. Em tempos de crise, com prefeituras e governos enfrentando dificuldades, estar por dentro dos editais vigentes pode significar economia de recursos.
 
Fazer o edital, apresentar, chamar os interessados, resolver problemas que possam surgir pelo caminho, tudo isso exige dinheiro. E em meio a uma crise econômica no Brasil, economizar dinheiro no custo da elaboração do próprio edital e mais o dinheiro que se ganha quando se reduz o tempo do professo resulta em uma dupla conquista. No entanto, mesmo com a carona, o processo é burocrático e exige pessoas especializadas.
 
Além disso, ter conhecimento dos editais que estão em validade é fundamental. Sem acompanhar de perto do Sistema de Registro de Preços, é possível perder uma excelente carona por desconhecimento ou por questões de prazo. Tendo ao seu lado uma empresa que possa lhe apresentar as soluções em vigor no SRP e lhe ajudar com a burocracia para pegar a carona, você com certeza ganhará tempo e dinheiro.
 
Continue navegando em nosso Blog tem bastante material sobre o assunto e a cada semana temos novos conteúdos publicados além de Atas de Registro de Preços vigente em esferas federais estaduais e municipais.
 
Fique por dentro.

Leia também:  Empresa de Adesões/Carona de Licitações