Os Chromebooks usam o princípio de “defesa em profundidade” para fornecer vários níveis de proteção. Por isso, se um deles for contornado, os demais seguirão funcionando normalmente.
Assim, embora ainda seja importante tomar cuidados para proteger os seus dados, os Chromebooks permitem que você tenha mais tranquilidade. Os Chromebooks têm os seguintes recursos de segurança integrados:
– Atualizações automáticas: a forma mais eficiente de se proteger contra malwares é garantir que todos os softwares estejam atualizados e com excelentes correções de segurança. Os Chromebooks gerenciam as atualizações automaticamente, de modo que estão sempre executando a versão mais recente e mais segura.
– Sandbox: cada página e aplicativo da web é executado em um ambiente de registro chamado de sandbox. Se o Chromebook for levado a um site que esteja com vírus, as outras guias e aplicativos estarão seguros, pois não serão infectados.
– Inicialização verificada: mesmo que o malware consiga escapar da sandbox, o Chromebook ainda estará protegido. Toda vez que o Chromebook é iniciado, ele faz uma verificação automática chamada de “Inicialização verificada”.
– Criptografia de dados: quando você utiliza apps da Web em um Chromebook, todos os dados importantes são armazenados com segurança na nuvem. Alguns tipos de arquivos, como downloads, cookies e arquivos de cache do navegador, ainda podem estar presentes no computador.
– Modo de recuperação: Se alguma coisa der errado com um Chromebook, basta apertar um botão ou usar uma rápida combinação de teclado para entrar no modo de recuperação e restaurar o sistema operacional para uma versão íntegra conhecida.